Apresentação do livro «Assim como tu», de Raquel Salgueiro
Raquel Salgueiro, vencedora da 8ª Edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, apresentou o seu livro "Assim como tu" e convidou o nosso Agrupamento para o evento.
A sessão decorreu no Jardim Grande (Parque João José da Luz), na passada 6ª feira e contou com a presença de Maria d'Alegria (Maria Simões) que encarnou Antónia, a personagem principal do conto.
Alunos e professores deliciaram-se com a história e com a performance.
Foi um momento fantástico e muito inspirador!
Día de los Muertos
A Biblioteca Escolar vestiu-se a rigor para festejar o Día de los Muertos, tendo sido decorada com um Altar de Muertos, dedicado à grande artista mexicana Frida Kahlo.
A atividade, proposta pelas docentes de Espanhol Ana Fonseca e Rosa Morgado, contou com o apoio da BE (AO Jacinta Semedo).
Parabéns, Matilde Costa! | Concurso «Ser escritor é cool!»/RBE
O momento alto do Mês das Bibliotecas Escolares aconteceu na passada quarta-feira, dia da cerimónia de entrega de prémios do concurso “Ser Escritor é Cool”, dinamizado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
Conforme informámos aqui a nossa aluna Matilde Costa (6ºA) obteve uma menção honrosa (2º lugar) no concurso “Ser Escritor é Cool”, por ter ficado sempre entre os melhores, nos 3 desafios deste certame.
A cerimónia teve lugar no museu da Tapeçaria de Portalegre e contou com a presença da Dra. Manuela Pargana da Silva, Coordenadora Nacional da RBE.
Semana da Biblioteca Escolar | 2º ciclo
Os alunos do 6ºB participaram nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), gravando e filmando diversos poemas «Para a Paz e Harmonia Globais».
Esta atividade foi realizada durante as aulas de Português/ Projeto de Expressão Dramática no ensino do Português (orientado por Maria Belo Costa), em articulação com a Biblioteca Escolar.
(Ler mais)
Semana da Biblioteca Escolar | «Ler para a Paz e Harmonia Globais» |1º ciclo
Ao longo da semana, as professoras Fernanda Cunha e Jacinta Pereira deslocaram-se às salas do 1º e 2º anos, para realizar sessões de Educação Literária, a partir do livro «As Cores da Cidade Cinzenta» de Rita Garcia Fernandes.
Muito interessados, os alunos ouviram a história e conversaram sobre a necessidade de respeitar a «diferença» para que haja PAZ e HARMONIA no mundo.
Também viram um pequeno vídeo relacionado com a temática, permitindo desenvolver algumas competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Linguagens e textos, Informação e comunicação, Sensibilidade estética e artística, Pensamento crítico).
Semana da Biblioteca Escolar |6ºB
Os alunos do 6ºB leram poemas de Paz:
- aos colegas do 1º ciclo,
(ler mais)
Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar | 2º ciclo
O AE de Castelo de Vide voltou a implementar a disciplina Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar, no 2º ciclo.
O 1º projeto, ainda em desenvolvimento, seguiu o lema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE 2022) - Ler para a Paz e Harmonia Globais. Com este lema em mente e aproveitando a oportunidade única de ter patente no nosso Agrupamento a exposição «Da Ucrânia Com Amor» do fotojornalista Adriano Miranda, os alunos do 5º e 6º anos têm desenvolvido diversas aprendizagens.
(Ler mais)