Get Adobe Flash player

Código Agrupamento:

135227

 

 

Página web
Contador

joomla statistics


Estatísticas do site

Início

 

Na passada semana (9/01 a 13/01), o nosso Agrupamento teve o prazer de receber a Academia de líderes Ubuntu, um programa de educação não formal que desenvolve a capacidade experiencial e relacional de cada um de nós! A atividade contou com a participação das turmas 9º A e 8º B.

Uma semana com vista a desenvolver a autoconfiança, desenvolvimento pessoal e profissional, autoestima e autoconhecimento, fundada nos 5 pilares Ubuntu, que nos faz refletir acerca do que somos, qual a nossa essência e aquilo que queremos vir a ser, sendo estas dimensões as seguintes:

· Autoconhecimento;
· Autoconfiança;
· Resiliência;
· Empatia;
· Liderança servidora.

Inspirado em modelos mundiais de líderes servidores, como Mandela ou Luther King, e com o conceito “Eu sou porque tu és; Eu só posso ser pessoa através das outras pessoas”, a semana teve também com grande gosto a presença de inspirações locais, que se destacam pelo seu serviço, coragem e empatia para com o outro, sendo estes Mathieux Sahakian e D. Maria Luísa Quadrado, que contaram um pouco das suas histórias de superação, na Academia!

A Academia foi dinamizada por alguns dos nossos professores, Tiago Malato, Fátima Luís, Ana Cerdeira, Luís Pargana, a psicóloga escolar, Natércia Fernandes e o animador sociocultural do Agrupamento, Marco Moura com a assessoria fundamental de quatro alunos do 9ºA que já haviam participado na Academia no ano passado, Caetana Andrade, Matilde Carvalho, Miguel Almeida e Rita Durão. Esta assessoria foi uma das melhores conquistas deste ano, que facilitou ainda mais as mudanças que todos experimentámos. Uma palavra final de apreço e admiração à participação do Tcherno Amadú Baldé, que para além de Coordenador, Formador e Referente da Academia Ubuntu se tornou uma grande inspiração para todos nós!