Get Adobe Flash player

Código Agrupamento:

135227

 

Página web
Contador

joomla statistics


Estatísticas do site

Início

Rede Interconcelhia de Bibliotecas Escolares

3ª Edição do Encontro con.Raízes em Castelo de Vide

 

É com muita honra que, em nome do AE de Castelo de Vide,  dou as boas vindas a todos os participantes nesta 3ª edição do encontro con.Raízes, que integra os Agrupamentos de Escolas de Alter do Chão, Crato, Gavião, Nisa, Marvão, Ponte de Sor e Castelo de Vide, que este ano é o agrupamento anfitrião, responsável pela organização desta terceira edição do encontro, inicialmente prevista para decorrer nos dias 29 e 30 de abril de 2020, em Castelo de Vide.

Saúdo e congratulo a Coordenadora interconcelhia, Dra. Ana Paula Ferreira e todos os docentes que colaboraram no projeto, as professoras bibliotecárias e os alunos envolvidos que, contrariando as condições adversas em que vivemos atualmente devido à pandemia, continuaram a trabalhar e a concretizar os seus projetos que vão ser agora partilhados e divulgados.

Cumprindo um dos seus eixos de intervenção, focado numa abordagem cultural mais alargada, que visa promover o conhecimento, a partilha e a divulgação das diferentes manifestações culturais dos concelhos envolvidos neste projeto, a Rede Interconcelhia de Bibliotecas Escolares elegeu, para esta 3ª edição do encontro con.Raíses, o tema “O sagrado e o profano: ritos e tradições no Alto Alentejo”.

Projetos desta natureza confirmam a importância vital das bibliotecas escolares no desenvolvimento e enriquecimento, não apenas do currículo formal, mas também do currículo local – a importância de conhecer, compreender e preservar a cultura e as tradições dos territórios.

Neste sentido, a biblioteca escolar assume-se como um espaço cultural; um organismo vivo.   A biblioteca escolar afirma-se, hoje, como um espaço de conhecimento na escola, na comunidade, nos territórios, e não apenas como um lugar de informação.

 

Na era da informação e do conhecimento em que vivemos, o professor bibliotecário assume um papel de grande responsabilidade e importância. Passa a ser um profissional da informação e um agente cultural, indispensável na escola dos nossos dias.

A biblioteca escolar do século XXI promove a construção de sentido e é geradora de novos conhecimentos.

A biblioteca escolar está em todos os lugares; a biblioteca é “o mundo”!

Não é possível conceber a escola do século XXI sem a Biblioteca escolar!

A todos os que trabalharam direta ou indiretamente com a biblioteca escolar, os meus parabéns e reconhecimento pelo precioso contributo para a inclusão dos nossos alunos, para o seu sucesso educativo, e para a sua formação integral.

Muito obrigada e continuação de bom trabalho!

 

 

Ana Paula M. Travassos

(Dir do AE de Castelo de Vide)