O presente Plano de Ações de Melhoria (PAM) resulta do Relatório da Autoavaliação elaborado na sequência da aplicação do questionários internos do ano letivo anterior e da avaliação do PAM Final, baseando-se, assim, em evidências e dados provenientes da própria organização escolar.
O PAM articula as ações considerando todo o enquadramento legal no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, Educação Inclusiva e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, bem como o Projeto Educativo, a última avaliação externa da IGEC, o Plano de Ação Estratégica implementado no âmbito do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e a avaliação do PAM Final do ano letivo anterior. Teve finalmente em conta o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), do Agrupamento.
O PAM foi elaborado pela Equipa de Autoavaliação em articulação com a Direção e Coordenadores de Departamento e permitirá a definição de novas estratégias mobilizadoras da melhoria da organização escolar e das práticas profissionais, com repercussões na prestação do serviço educativo.
Este documento incorpora um conjunto de estratégias com a principal finalidade de melhorar o funcionamento e o desempenho da organização. Trata-se de um processo sistemático que envolve três fases: a) PAM Inicial (planeamento das ações de melhoria); b) PAM Intermédio (avaliação intermédia/monitorização das ações de melhoria); c) PAM Final (avaliação das estratégias implementadas e dos resultados alcançados).
Em suma, o PAM está adaptado à realidade da organização escolar tendo em conta os recursos disponíveis e o horizonte temporal de 1 ano letivo.