Desporto Escolar

“O Desporto Escolar (DE) (português europeu) ou Esporte Escolar (EE) (português brasileiro), enquadrado na legislação do Ministério da Educação e Ciência de Portugal, é o conjunto de práticas de atividades desportivas desenvolvidas como complemento curricular e ocupação de tempos livres, num regime de liberdade de participação e de escolha, integradas no plano de atividade da escola e coordenadas no âmbito do sistema educativo.
Apesar do Desporto Escolar ter estado quase sempre presentes nas escolas portuguesas desde as primeiras décadas do século XX, a sua estrutura foi consolidada nos anos 90. Para além dos benefícios relacionados com a prática do desporto, o D tem vindo a ser reconhecido como tendo uma influência positiva no percurso escolar dos alunos portugueses que o praticam.
Desde a sua consolidação, várias comparações entre o DE e o desporto federado têm sido feitas, algumas das quais relacionadas com as desigualdades verificadas no número de alunos envolvidos em cada uma das estruturas e o facto da participação de alunos em clubes federados os afastar do Desporto Escolar no qual imensos fundos públicos têm sido investidos.”

Wikipedia, 9/5/2023, às 14:15 https://pt.wikipedia.org/wiki/Desporto_Escolar

O Desporto Escolar é uma atividade extracurricular de complemento à disciplina de Educação Física. A prática desportiva na escola, para além de um dever decorrente do quadro normativo vigente no sistema de ensino, constitui um instrumento de grande relevo e utilidade no combate ao insucesso escolar e melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Complementarmente, o Desporto Escolar promove estilos de vida saudável que contribuem para a formação equilibrada dos alunos.