Na visita ao Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, pôde verificar que a qualificação de um edifício escolar vai muito para além da requalificação física do seu edificado, mas está presente nas inúmeras evidências das dinâmicas pedagógicas e das práticas educativas que nele são desenvolvidas.
Em vésperas do início do ano letivo, puderam ser verificadas as evidências das intervenções artísticas no âmbito dos projetos Arte, Tempo, Espaço e Silêncio (ATES), desenvolvidas ao longo dos anos pelo professor Augusto Rainho, com os seus alunos, e das atividades da Artista Residente Barbara Walraven, nos dois últimos anos letivos (PNA);
As boas práticas de promoção da leitura da Biblioteca Escolar, explicadas pela professora bibliotecária Fernanda Cunha;
As potencialidades pedagógicas do Laboratório de Aprendizagens (LAp), rentabilizando as novas tecnologias ali instaladas e abrindo novas perspetivas para os processos de ensino-aprendizagem, pormenorizadas pelo professor responsável, Hélder Costa;
A vantagem de existir um Refeitório Escolar gerido diretamente pela escola, com assistentes operacionais do Agrupamento, assegurando a qualidade alimentar diária…
Estes foram só alguns dos aspetos evidenciados durante a visita, que permitiu também apreciar a modernização das salas de aula, dos espaços interiores e a nova sala polivalente concebida como espaço privilegiado para o acolhimento da comunidade escolar e educativa.
Aspetos que foram explicitados no discurso da Diretora do Agrupamento, professora Ana Paula Travassos, que apresentou as evidências do sucesso educativo alcançado nos últimos quatro anos e sublinhou a importância da rede de parcerias e do desenvolvimento de projetos, como fatores diferenciadores dos processos educativos e do seu sucesso.
Bem como a qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido pelo corpo docente, técnicos especializados e assistentes operacionais, não esquecendo o apoio administrativo das assistentes técnicas do Agrupamento.
Qualidades profissionais e humanas também reconhecidas pelo Presidente da Câmara, António Pita, nas palavras que dirigiu aos presentes e onde revelou os pormenores que levaram à concretização da obra, correspondendo a um anseio antigo da Direção e dos professores do Agrupamento.
O reconhecimento pelos resultados escolares alcançados foi uma tónica dominante do seu discurso, que orgulha todo o concelho e reforça as perspetivas de colaboração entre a Autarquia e o Agrupamento de Escolas, justificando os investimentos realizados.
A perspetiva comunitária e a relação entre os diferentes agentes do território foi, aliás, sublinhada na intervenção da educadora Carmo Mimoso, em representação do Presidente do Conselho Escolar, professor Amândio Valente.
O Ministro da Educação, Fernando Alexandre, ouviu com atenção as palavras que lhe foram dirigidas e manifestou a intenção do seu ministério em assumir a educação como o pilar mais importante no desenvolvimento de um território, reforçando estratégias de autonomia e descentralização, sem desresponsabilizar, e apostando na valorização dos recursos humanos das escolas, docentes e não docentes.
A excelência do corpo docente do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide foi exemplificada pela brilhante atuação do professor de música António Eustáquio, que interpretou três composições de sua autoria, no mais novo instrumento português, idealizado por Carlos Paredes e construído por Gilberto Grácio – o guitolão.
A visita terminou com o descerrar de uma placa evocativa e um Castelo de Vide de Honra oferecido pela Câmara Municipal, e servido tendo como cenário a bonita serra de São Paulo.
(Fotos do Municipio de Castelo de Vide)