Equipa de Autoavaliação



A EAA (Equipa de Autoavaliação) desenvolve a sua ação no âmbito da implementação e monitorização do processo de autoavaliação do agrupamento.

Princípios Gerais e Orientadores
A EAA orienta-se pelos princípios consagrados na Constituição e na Lei de Bases do Sistema Educativo, designadamente os da legalidade, justiça, imparcialidade, competência, responsabilidade, proporcionalidade, transparência e boa-fé.
A EAA assume também uma perspetiva dialógica de autoavaliação, suportada pelos princípios do pluralismo – pressupondo uma conceção da escola que aceita a existência de opiniões divergentes e as considera; dialógico – conferindo ao diálogo o meio mais favorável de participação, de comunicação e de compromisso entre todos os intervenientes; e hermenêutico – privilegiando a construção de sentidos que aumentem a compreensão e, sobretudo, potenciem a melhoria global da escola.

Objetivos Gerais
Promover a reflexão e a partilha na comunidade escolar com o intuito de reforçar a cultura de autoavaliação no agrupamento;
Promover e dinamizar o trabalho de equipa entre os elementos da comunidade escolar;
Incentivar a comunidade escolar para a melhoria sistemática e rigorosa do agrupamento;
Incentivar ações e processos de melhoria da qualidade, do funcionamento e dos resultados do Agrupamento;
Sensibilizar os membros da comunidade educativa para a participação ativa no processo educativo;
Contribuir para a credibilidade do desempenho do agrupamento.

Certificação da autoavaliação
Considerando o Art.º 7º da Lei n.º n.º 31/2002, de 20 de dezembro relativamente a padrões de qualidade devidamente certificados no que se refere à autoavaliação, a EAA desenvolve o processo de autoavaliação do agrupamento em parceria com entidade externa, para aplicação do Modelo CAF (Common Assessment Framework), tendo em conta a consonância com os objetivos da Avaliação Externa das Escolas, levada a cabo pela Inspeção Geral da Educação (IGE).

Constituição da Equipa