Condicionamentos Acesso aos edifícios das escolas de Castelo de Vide

Realizou-se, no dia 19/1/2026, uma reunião entre a equipa técnica da Câmara Municipal de Castelo de Vide, os técnicos responsáveis pela empreitada de beneficiação da zona envolvente às escolas, e a Direção do Agrupamento, coordenação de estabelecimentos, bem como os responsáveis operacionais e de segurança.
Na reunião foram analisados os constrangimentos provocados pela obra, no sentido da minimização dos impactos nos acessos às escolas e na circulação de viaturas e pessoas.
Assim, sem prejuízo de informação adicional posterior, informamos os seguintes constrangimentos:
4.ª feira, 21 de janeiro:

  • O parque de estacionamento em frente à EB!/JI e o parque de estacionamento não pavimentado serão interditados.
  • A circulação automóvel será proibida de acordo com a informação municipal que se partilha, embora excepcionalmente possa acontecer até ao portão da EB 2,3 (no sentido ascendente), para viaturas que venham deixar alunos e que podem deslocar-se até este ponto, mas terão de inverter a marcha e sair pela mesma via de entrada (que, excepcionalmente, terá dois sentidos) em direção à Avenida da Europa.
    A partir de 2.ª feira, 26 de janeiro – Os acessos pedonais às escolas far-se-ão da seguinte forma:
  • EB 2,3 Garcia de Orta: Pela Avenida da Europa, utilizando o portão de acesso às escadas.
  • EB1/JI: pelo portão das escadas.
    Medidas adicionais:
  • Será assegurado um corredor de acesso seguro para alunos com mobilidade reduzida e para a deslocação de alunos entre edifícios escolares – para utilização do refeitório e aulas específicas.
    Sempre que necessário serão divulgadas outras informações úteis sobre as medidas preconizadas.
    A Direção
INFORMAÇÃO Complementar

Informa-se que a partir da próxima segunda-feira, 26 de janeiro, são alteradas temporariamente as localizações das portarias das escolas do 1.º ciclo/jardim de infância e da escola básica Garcia d’Orta, durante o período das obras da envolvente às escolas.

No primeiro caso, a portaria funcionará nas escadas de acesso ao edifício escolar, mantendo-se a utilização do portão lateral apenas para situações de mobilidade reduzida, ou acesso de viaturas de emergência.

Para desembarque/embarque de alunos pode ser utilizado o parque das traseiras do Hotel Sol e Serra, não sendo local de estacionamento.

No caso da EB2,3, a portaria temporária situa-se na entrada da Avenida da Europa (portão das escadas, junto aos semáforos), sendo que o portão principal fica reservado para acesso de fornecedores, viaturas de emergência, ou situações de mobilidade reduzida.

Desejamos que as obras decorram com a rapidez possível e com o mínimo constrangimento ao normal funcionamento das escolas.

A Direção